sábado, 21 de março de 2009

Carlsberg Cup

Hoje vou à final da Taça da Liga, mais conhecida por Taça da Ceveja. Interesse? Nenhum.

Na sua segunda edição, esta taça foi criada com o objectivo de ajudar os clubes pequenos que lutam para sobreviver, combatendo graves problemas como os salários em atraso. De facto, a existência desta Taça tem contribuído para esta problemática: os clubes recebem receitas extra e adquirem mais jogadores, como gastaram o dinheiro proveniente desta Taça nessas aquisições de grandes estrelas vindas da 3ª divisão do Brasil, de clubes conceituados como "Brasil de Pelotas", não conseguem pagar ordenados a essas vedetas e a todas as outras que já lá tinham. E o ciclo repete-se ano após ano. Tudo graças a uns senhores, usualmente de bigode, a que se chama dirigente no futebol português e que, mais ano menos ano, fogem e vão ter com o Vale e Azevedo.

Outra questão engraçada é o formato. Todos os anos a competição é alterada: eliminatórias passam a grupos, grupos a eliminatórias de duas mãos, os grandes entram mais tarde e os pequenos mais cedo. Ninguém sabe como é que se ganha nem quem passa cada fase (ainda se discute se deveria mesmo ter sido o Guimarães a jogar contra o Benfica nas meias ou se deveria ter sido o Belenenses...porque ninguém, das autoridades (in)competentes, sabe o que é o "goal average"). Eu hoje vou ver a final e, no fundo, ainda estou na dúvida se quem ganha o torneio é quem ganha a final, quem a perde, ou quem foi eliminado na 3ª mão da 2ª fase de grupos com um "goal average" simpático.

No meio de toda esta confusão, acho que ao menos tiveram a inteligência de escolher o patrocinador indicado. É que só mesmo com doses massivas de Carlsberg este torneio faz sentido. Torneio ou competição? Competição ou Liga?...



Quanto ao meu Benfica, acredito que iremos ganhar 3-0. Sim, os jogadores são meios coxos e a táctica idiota não tendo assim qualquer hipótese de marcar 1 golo, quanto mais 3. Contudo, os defesas do clube das osgas são finalizadores conceituados no que diz respeito à baliza errada e, devido a aontecimentos recentes, uma derrota por 3-0 poderia ser considerada uma derrota pela margem mínima para aqueles lados. É esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário